sexta-feira, 12 de abril de 2013

- Cotas nas Universidades Publicas: Inclui ou Exclui ?

Cotas nas Universidades Publicas

Inclui ou Exclui ?

** "No final de agosto de 2012, a aprovação de uma lei polêmica alterou a forma de ingresso nos cursos superiores das instituições de ensino federais. A chamada Lei das Cotas (Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012) obriga as universidades, institutos e centros federais a reservarem para candidatos cotistas metade das vagas oferecidas anualmente em seus processos seletivos. Essa determinação deve ser cumprida até 30 de agosto de 2016, mas já em 2013, as instituições têm que separar 25% da reserva prevista, ou 12,5% do total de vagas para esses candidatos.
  Mas, quem tem direito a essas vagas? Pelo texto da lei, são considerados cotistas todos os candidatos que cursaram, com aprovação, as três séries do ensino médio em escolas públicas ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou tenham obtido certificado de conclusão do ensino médio pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes com bolsa de estudo integral em colégios particulares não são beneficiados pela lei."

  O governo quer implantar uma lei realmente muito bacana, pois nem todas as pessoas tem condições de pagar uma faculdade boa, mas tem um conhecimento que não pode ser jogado fora !
  Mas não acho que essa ideia do governo vai ser bem sucedida, pois no país onde vivemos o preconceito é muito grande. Pessoas ricas vêem os pobres com olhos de nojo e desprezo e muitas delas (Ricos ou Pobres) olham o negro como uma pessoa incapaz de ter conhecimento algum devido a escravidão que houve em um tempo atrás.
  Um professor de Português e Inglês que me deu aula a dois anos atrás é negro. Numa conversa com os alunos sobre o nosso futuro e sobre essas tais cotas ele nos revelou uma história de seu passado dizendo que há um tempo atrás ele foi procurar um emprego numa faculdade. Fez a prova e foi um dos melhores. Mas não o aceitaram e o diretor da faculdade olhava pra ele com um olhar de desprezo, mesmo sabendo o quão bom ele tinha sido naquela prova. Ficaram de ligar para ele e até hoje não ligaram.
  O que quero dizer com essa história é que não acho que seja possível  continuar com essa Lei das Cotas, seria muito bacana, sim, mas para que essa Lei pudesse entrar em ação, primeiro as pessoas deveriam aprender a amar e respeitar o próximo. E o fato de uma pessoa ser rica, não faz ela melhor do que o pobre! Somos TODOS iguais. Ninguém é melhor que ninguém ! 


Publicado por: Stephanie Rodrigues (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário